O Hospital São Lucas da PUCRS abriu, nesta segunda-feira (20), as inscrições para a fase final da pesquisa da vacina contra a dengue, desenvolvida junto ao Instituto Butantan, de São Paulo. A instituição pretende selecionar voluntários de 18 a 59 anos, saudáveis, não-gestantes e que ainda não contraíram a doença.
A expectativa é de que a vacina contra a dengue esteja disponível para toda a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2024. Em 2022 o Rio Grande do Sul já teve quase o triplo de casos de dengue do que no ano passado. Em abril, o país registrou aumento de 139% em comparação com o mesmo mês em 2021.
“Desenvolver uma vacina de dose única, bastante segura e com uma eficácia alta traz realmente uma esperança de diminuição da doença e, principalmente, de casos graves como os que tem acontecido com aumento significativo neste ano”, ressalta o infectologista Fabiano Ramos, coordenador do estudo e diretor-técnico do hospital.
Hoje, somente uma vacina contra a dengue está disponível no mercado. O imunizante, no entanto, é restrito às pessoas que já tiveram a doença. Para participar da pesquisa, basta se inscrever através do formulário. Dúvidas podem ser esclarecidas com o Centro de Pesquisas Clínicas do HSL nos telefones (51) 3320-3260 ou (51) 3320-5610.