O mercado publicitário brasileiro movimentou aproximadamente R$ 69 bilhões em compra de mídia em 2021. O resultado faz parte de um levantamento feito pela Kantar Ibope Media, e 29% superior ao registrado em 2020, período de maiores restrições pela covid-19, quando o setor totalizou um investimento de R$ 49 bilhões. Entretanto, a pesquisa identifica que o setor já superou os patamares anteriores à pandemia.
Na comparação com o ano de 2019, o resultado de 2021 mostra um avanço de 16%. Conforme o levantamento, mais de 90% do total em compra de mídia foram realizados por 15 segmentos da economia. No topo do ranking estão os setores de serviços ao consumidor (20%), comércio (19%) e financeiro e securitário (10%).
Outro aspecto importante na retomada do capital no mercado criativo se deu com a entrada de novos anunciantes. Os dados da pesquisa – que tem o título Insider Advertising, ou Por Dentro da Publicidade – apontam que o número de empresas investindo em propaganda cresceu 22% em relação a 2020 e 47% na comparação com 2019. Um dos destaques é o avanço nas campanhas em mobiliários urbanos, como os painéis digitais, relógios de rua e outdoors, que registraram crescimento de 39% de um ano para o outro.