O Carrefour Brasil anunciou que vai investir R$ 2,1 bilhões na conversão de 124 lojas de um total de 374 unidades do Grupo Big como parte da integração entre as duas empresas. O trabalho tem conclusão prevista para o final de 2023. As informações constam em uma apresentação publicada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no final de semana, e que será tema de teleconferência com investidores e analistas na segunda-feira, 13, às 10 horas.
As conversões incluem 38 lojas do Maxxi Atacado, 28 do Big e 4 do TodoDia, que passarão a operar sob a marca Atacadão (do Grupo Carrefour). Outras 47 unidades do Big vão virar Carrefour e, 7 unidades serão transformadas em Sam’s Club. O processo acontecerá em dois formados, sendo que 35 lojas passarão por uma desmobilização, com fechamento por dois meses, enquanto outr 89 lojas não precisarão ser desmobilizadas por inteiro e serão fechadas por apenas três dias para as mudanças.
EXPECTATIVAS
Do total de investimentos, R$ 1,9 bilhão virá de investimentos e R$ 200 milhões em despesas operacionais, segundo descrito na apresentação. A expectativa é que as conversões representem um aumento no volume de negócios, pois os hipermercados da bandeira Big vendem R$ 13 mil por metro quadrado, enquanto as lojas do Carrefour e Sam’s Club chegam a R$ 23 mil/m2, cada, e o Atacadão, R$ 35 mil/m2.
O Sams Club já tem 43 lojas, conta com 2,1 milhões de sócios, dos quais 1,2 milhão de membros pagantes no momento, e chegará a 50 após a conversão de sete unidades do Big durante o processo de integração entre as empresas. No documento, o Carrefour reiterou que as expectativas envolvem resultados de R$ 2 bilhões por ano até 2025, com R$ 700 milhões em receita, R$ 800 milhões de corte de custos com mercadorias, R$ 500 milhões em redução de despesas gerais e administrativas.