O balanço referente às vendas para o Dia dos Namorados em Porto Alegre ainda não foi elaborado pelas entidades representativas do comércio da Capital, mas o setor já avalia como positiva a data mais romântica do ano para os lojistas. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), é possível projetar um aumento de, pelo menos, 5% nas compras feitas este ano em relação a 2021.
Apesar da flexibilização das atividades já ocorrida no ano passado, o vice-presidente da CDL-POA, Carlos Frederico Schmaedecke, destacou alguns fatores que beneficiaram os comerciantes em 2022. “A perspectiva positiva dos empresários é sustentada pelo clima frio dos últimos dias, pois os produtos relacionados a temperaturas mais baixas são normalmente mais caros. Além disso, a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas e a liberação do saque ao FGTS também ajudaram”, ressaltou. Segundo ele, é perceptível o que chama de “consumo de vingança”. “As pessoas estão retornando aos restaurantes, voltando a comemorar e se encontrar. Algo que não podíamos fazer os últimos anos”, lembrou.
Para 2022, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) projetou um volume de vendas 12% superior a 2021 no Estado, injetando recursos no comércio que podem chegar a casa dos R$ 350 milhões. “O Dia dos Namorados costuma ter um bom potencial de vendas. Além de todo o romantismo da data, há o fator de que cada integrante do casal compra, no mínimo, um presente”, ressaltou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. Assim, mesmo gastando menos por causa da diminuição do poder de consumo que afeta boa parte da população, a projeção é de que o ticket médio foi, na média, em torno de R$ 280,00 por casal.
Os presentes mais procurados pelos casais enamorados previstos são os que lideram o ranking de compras da data há alguns anos, como artigos de vestuário, calçados, perfumes, cosméticos, flores e eletroeletrônicos nesta ordem de preferência.