O mercado de ações conhece nesta quinta-feira, 9, o preço das ações ofertadas para privatização da Eletrobras. Essa definição está prevista no cronograma da operação de venda da estatal, a principal empresa do setor elétrico brasileiro. A operação irá emitir novas ações e reduzir a participação da União na empresa, que pode movimentar mais de R$ 30 bilhões no total. Analistas apontam que esse valor chegará a R$ 61 bilhões.
Se confirmada as expectativas, a operação envolvendo a Eletrobras será a segunda maior oferta de ações na Bolsa brasileira depois da capitalização da Petrobras, em 2010. A oferta foi aberta para investidores grandes nacionais e estrangeiros e a demanda também será abastecida com recursos do FGTS.
O governo autorizou o uso de até 50% do valor da conta vinculada ao FGTS para trabalhadores participarem da operação. O prazo para os investidores manifestarem a intenção de compra e reserva de ações se encerrou nesta quarta-feira (8), e a definição do valor da ação depende do interesse dos investidores.