Deflagrada operação integrada de combate a furto de fios e cabos de luz em Porto Alegre

Três foragidos foram capturados, oito foram presos em flagrante e dois ferros-velhos interditados conforme balanço final

Foto: Alex Rocha/PMPA

Em ação integrada, as forças de segurança da prefeitura e da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP/RS) prenderam oito pessoas em flagrante, sendo três por furto de energia e cinco por receptação qualificada. Também foram capturados três foragidos e interditados dois ferros-velhos em Porto Alegre. Foram identificadas irregularidades em pelo menos nove estabelecimentos fiscalizados, sendo que dois já haviam recebido notificações anteriores e não se adequaram. A operação, realizada nesta quarta-feira, buscou combater os recorrentes crimes de receptação, furto e roubo de fios de energia e materiais de iluminação.

Segundo os órgãos, a força-tarefa, considerada a maior do tipo até hoje na cidade, também recolheu fios de cobre e localizou luminárias furtadas do Parcão e Centro Histórico. Técnicos da IPSul identificaram o material. Hidrômetros do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também foram recuperados pelos agentes.

Em aproximadamente 100 viaturas, cerca de 200 policiais e guardas municipais participaram da operação. O Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp) da SSP identificou 15 alvos para fiscalização, só na região central da cidade. Um helicóptero da Polícia Civil reforçou a ação.

Segundo o titular da SSP, coronel Vanius Cesar Santarosa, a ofensiva em parceria com diversos órgãos ligados à segurança deve se repetir. “É a primeira etapa de uma ação que será constante e irá nos ajudar a construir um projeto para alterações pertinentes na legislação”, ressaltou.

O prefeito Sebastião Melo disse que o tema precisa ser encarado do ponto de vista policial e social, já que envolve, em muitos casos, usuários de drogas que recorrem aos furtos para sustentar o vício. “Boa parte das pessoas que são identificadas furtando são pessoas que realmente estão envolvidas com drogas. Então há uma questão social, que a prefeitura está trabalhando. Vamos aumentar as abordagens e tudo que for possível pra tirar esse cidadão e acolhê-lo”, destacou.

Melo cobra penas mais pesadas para crime
Para apertar o cerco aos criminosos, Melo espera receber, ainda nesta quarta, um projeto de lei da Câmara de Vereadores que determina penas mais pesadas para pessoas flagradas comercializando produtos furtados, e exige a comprovação da origem do material.

“Esta lei chegando, eu sanciono em dois minutos”, disse Melo. “O proprietário vai ter que comprovar a origem. E não comprovando é fechamento e multa pesada. E se abrir de novo, fechamos de novo e é multa pesada para esse tipo de comerciante, que não queremos em Porto Alegre”, completou.