O Dia dos Namorados deverá movimentar R$ 18 bilhões em vendas, levanto 92 milhões de consumidores às compras. A previsão é da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), tornando a data a terceira mais importante do varejo nacional, ficando atrás somente do Natal e Dia das Mães.
As vendas devem crescer 15% este ano, em relação ao ano passado, em função do fim das restrições ao comércio e só não devem ser maiores por conta da alta dos preços e da limitação de orçamento. O tíquete médio das compras para a data ficará em R$196, praticamente estável em relação a outros anos.
“De acordo com os nossos associados, os consumidores estão em busca de promoções, por conta da situação atual da economia, e esse então, é um momento onde nós esperamos um aumento considerável de consumidores circulando nos empreendimentos, uma vez que a data também movimenta os serviços como a área de alimentação. Lembrando que a data cairá em um domingo que é um dia muito propício”, comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.
Os segmentos de lojas que se destacam nessa data são: moda masculina e feminina, moda íntima e praia, calçados, joias e bijuterias, perfumes e produtos de beleza, floricultura, games e tecnologia. No entanto, itens mais caros como celulares que já ficaram entre os três mais procurados nesta data, agora serão os últimos na procura dos consumidores.
“Além dos presentes comprados nos empreendimentos, com a flexibilização das medidas sanitárias na área de serviços, isso favorece os casais que pretendem sair para jantar ou dormir fora, contudo, tornando a data ótima para os restaurantes, barzinhos, hotéis e motéis, como já previsto. O movimento nos centros de compra está aumentando e deve subir mais com o avanço do ano e a expectativa de melhora da economia”, finaliza Ildefonso.