Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais do que um salário mínimo começam a receber a segunda parcela do 13º salário junto ao benefício do mês de junho, nesta quarta-feira, 1º de junho. Mais de 31 milhões de segurados já receberam a primeira parcela, que leva em consideração para pagamento, o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).
O 13º do INSS vai injetar R$ 56,7 bilhões na economia, mas a antecipação não tem impacto no Orçamento de 2022 porque a medida apenas muda a data de pagamento do benefício, sem acrescentar o gasto previsto para o ano.
Tem direito às parcelas do 13º do INSS, os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. No caso dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) não recebem o 13º.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem realizar a consulta para saber os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro. O usuário pode realizar o procedimento no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets ou pelo site: gov.br/meuinss.