A partir desta quarta-feira, 1º de junho, entra em vigor a nova CNH (Carteira de Habilitação). O novo documento é resultado da Resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já poderá ser usado. Mas o motorista não será obrigado a efetuar a troca, mas à medida em que forem renovando ou emitindo a segunda via, por perda ou extravio, nova categoria ou outra modalidade, já será pelo modelo novo.
O novo documento traz vantagens para os condutores entre as quais dificultar a falsificação e fraudes, pode ser expedido em meios físicos, digital ou ambos, inclusão do nome social e da filiação efetiva do condutor que assim desejar e incorporação do código utilizado nos passaportes, que permite o condutor a possibilidade de embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros
Como o documento é novo tem a possibilidade de ser expedido tanto por meios físicos quanto digitais, uma vantagem que facilita na hora de apresentar o documento quando solicitado. A possibilidade de conter possíveis restrições médicas trará uma maior segurança para este público em eventos como acidentes.
A inclusão do nome social, assim como já acontece no RG, garante esse direito para esse perfil de cidadão para esse público.