Receita abre hoje consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2022

Foto: Edu Garcia/R7

A Receita Federal libera nesta terça-feira (24), a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF). A data final para a entrega da declaração termina no próximo dia 31 de maio, mesma data de pagamento do primeiro lote de restituição do imposto. O primeiro lote inclui 3,38 milhões de contribuintes que somam R$ 6,3 bilhões em restituições a serem depositados em contas mencionadas pelo contribuinte no último dia de maio.

Até o final da manhã de segunda-feira haviam sido entregues mais de 25 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021, representando aproximadamente 73% do total das 34,1 milhões de declarações esperadas. No Rio Grande do Sul já são mais de 1,8 milhões de um total de 2,4 milhões de declarações que devem ser enviadas até o final do prazo.

Recebem a restituição no primeiro lote as pessoas que têm prioridade legal: contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração.

São cinco lotes, de maio a setembro. O segundo lote será pago em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o quinto em 30 de setembro.