A forte neblina da manhã desta segunda-feira, em Porto Alegre, gera transtornos para os transportes. Além de exigir atenção redobrada de motoristas, voos do Aeroporto Salgado Filho sofrem com atrasos e cancelamentos. De acordo com a assessoria de imprensa da Fraport, 16 voos foram afetados.
O Porto Alegre Airport começou a operar por instrumentos às 5h. Às 7h40, as condições climáticas se agravaram e a visibilidade ficou abaixo dos parâmetros mínimos para pousos e decolagens. Situação que persistia até as 8h40.
Entre 5h e 8h30, seis voos de chegada e 10 voos de partida atrasaram. Dois voos alternaram para Florianópolis, um para São Paulo e duas partidas foram canceladas.
O maior deles era de um voo previsto para 6h05min, com destino ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Conforme o painel do aeroporto, a previsão de decolagem era para 8h50min. Além dos atrasos, um voo para Florianópolis que decolaria às 8h25min constava no painel como cancelado.
Embora a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) não tenha registrado acidentes graves, foi emitido um alerta para que os condutores, por conta da neblina, liguem os faróis, reduzam a velocidade e redobrem a atenção. Em pontos como a avenida Castelo Branco, na chegada de Porto Alegre, o nevoeiro era denso nas primeiras horas da manhã.
Conforme a Metsul Meteorologia, a neblina e o nevoeiro, que aparece em setores isolados no Estado, deve se dissipar rapidamente dando lugar ao sol. Embora as temperaturas mínimas sejam mais altas que nos últimos dias, o amanhecer é frio, mas a tarde amena e agradável. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 9ºC e 22ºC.