Receita Federal inspeciona contêineres do Disney On Ice no Gigantinho

Carga, trazida de Santos por 18 caminhões chegou a Porto Alegre nesta quinta-feira

Receita Federal fez a abertura e vistoria da carga dos contêineres no Gigantinho. | Foto: Guilherme Almeida/CP

Quem passou pelos arredores do Beira-Rio na madrugada desta quinta-feira, 19, pode ter se surpreendido com um comboio de 18 caminhões transportando contêineres. A carga, no entanto, é conhecida dos moradores de Porto Alegre, visto que são os figurinos, cenários e patins usados no já tradicional show Disney On Ice, que retorna ao Brasil após dois anos em que não ocorreu devido à pandemia. Pela manhã, autores da Receita Federal estiveram no local para deslacrar e vistoriar os itens vindos de Rotterdam, na Holanda.

Todo o processo iniciou há 15 dias, com a chegada dos contêineres da pista. A carga atual chegou ao Brasil por meio do porto de Santos, em São Paulo, na sexta-feira, 13. Após os trâmites alfandegários, os caminhões partiram na terça-feira, 17, chegando à Capital após dois dias de viagem. “Tendo em vista o tamanho da operação, o procedimento de despacho aduaneiro está sendo feito no estabelecimento onde vai acontecer o show”, explica Cesar Francisco Manjabosco, auditor fiscal da Receita Federal.

Manjabosco diz que, em casos como esse, levando-se em conta o conhecimento prévio das empresas envolvidas, é comum esse tipo de controle fora dos portos e aeroportos. “Toda mercadoria que entra no país precisa passar por controle aduaneiro, sendo que o principal órgão que faz o controle é a Receita Federal. Todo objeto de importação passa por questões tributárias”, diz. No entanto, o auditor salienta que os objetos em questão têm baixa carga tributária e, por ficarem no país por um tempo determinado, algumas taxas não se aplicam.

Porto Alegre é a primeira parada do show, com apresentações de 24 a 29 de maio. Depois, o evento ainda visita outras três capitais: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Os ingressos da edição de 2020, que foi cancelada, seguem válidos para essa edição, com dia da semana e horário equivalentes ao ingresso original.