A primeira fase do sistema ‘Compartilha’ foi lançada pela Receita Federal e vai permitir que cidadãos e empresas possam compartilhar dados de forma mais rápida e segura. O objetivo é facilitar o acesso a serviços que necessitam da comprovação de informações cadastrais e econômico-fiscais.
Atualmente, o contribuinte que precisa de comprovação de informações fiscais para obter serviços no mercado deve procurar a Receita Federal, registrar ou imprimir uma cópia de uma ou mais declarações e levá-la ao órgão que necessita das informações. Com este novo sistema, cidadãos ou empresários podem compartilhar instantaneamente as mesmas informações com apenas alguns cliques.
O controle sobre o compartilhamento será do titular dos dados terá total controle sobre o compartilhamento, indicando quais informações serão enviadas, quem receberá os dados e por quanto tempo eles poderão ser acessados. Já quem receber os dados ganhará a agilidade e confiabilidade das informações sobre eles.
As instituições interessadas já podem solicitar o serviço do Serpro. Os usuários só podem selecionar entidades previamente cadastradas destinatárias do compartilhamento. A segunda fase de implementação do sistema irá disponibilizar serviços de compartilhamento aos cidadãos e empresas, após o credenciamento de entidades, a quem se destina a primeira fase da implantação. O recurso deve ser lançado no início de junho.