A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realiza desde o amanhecer desta sexta-feira uma das maiores operações de revista geral no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. A casa prisional possui 289 apenados.
A ação conta com mais de 100 servidores da Susepe, incluindo os efetivos do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES) e do Grupo de Intervenção Regional (GIR), além da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal através de guardas municipais e agentes de fiscalização de trânsito.
A intervenção operacional ocorreu de forma simultânea em todas as galerias da unidade prisional, movimentando todo o pessoal carcerário ao mesmo tempo. O objetivo da ação é manter a ordem e disciplina da unidade prisional, além de desarticular o crime organizado.
Responsável pela 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR), Samantha Longo explicou que essas ações devem ocorrer de forma permanente em todos os presídios da região. “Esta é uma forma de combater possíveis ações criminosas que atentam contra a segurança pública, já que objetivam a fiscalização constante, em busca de materiais ilícitos, além de manter a ordem e disciplina do sistema prisional”, frisou.