O Brasil apresentou um volume de vendas de veículos novos em abril muito próximo do registrado em março, o que é apontado como um sinal de reação do setor. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 147,2 mil unidades foram entregues em abril, um aumento de 0,3% na comparação com março. O desempenho setorial foi divulgado nesta terça-feira, 3, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Entretanto, o desempenho ainda é negativo em 15,9% se comparado a abril de 2021, e só superam o mês de abril de 2020, quando as concessionárias fecharam em razão da chegada da pandemia e o mercado totalizou menos de 60 mil veículos. Desde o início do ano, 552,8 mil veículos foram vendidos no Brasil, queda de 21,4% frente aos quatro primeiros meses de 2021 e o volume mais baixo, entre iguais períodos, dos últimos 16 anos.
Na abertura por segmento, as vendas de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, recuaram 16,8% em abril ante o mesmo mês do ano passado, somando 136,3 mil unidades. Líder do mercado, a Fiat é a marca de 22,2% dos carros vendidos desde o início do ano. Na sequência, aparecem General Motors (14%), Toyota (11,1%) e Hyundai (10,7%).
As paradas de produção por falta de componentes prejudicaram as vendas de caminhões, cuja queda na comparação interanual foi de 4,4%, para 9,4 mil unidades no mês passado. Já as vendas de ônibus – 1,5 mil unidades no mês passado – subiram 9% frente ao total registrado em abril de 2021.