A Câmara Municipal de Porto Alegre rendeu homenagem aos 65 anos recém completos da Rádio Guaíba, em sessão na tarde desta segunda-feira. Um dos proponentes da distinção, aprovada por unanimidade em abril, o vereador Alvoni Medina (REP) afirmou, ao discursar, que a Guaíba “esteve sempre aberta para ouvir o povo”. “Os políticos, que sempre foram lá bem recebidos, a todos, independente do seu credo religioso ou visão política”, destacou. Integrante da bancada dos Republicanos na Casa do Povo, Medina celebrou que “essa é a rádio que sempre mostrou a verdade para a população e que sempre esteve ao lado da verdade”.
Já o vereador José Freitas (REP) lembrou que era no antigo rádio do pai dele, ainda na cidade de General Câmara, onde nasceu, que recebia as “boas novas” que os locutores da Guaíba traziam aos gaúchos. “Quando eu ainda tinha 15 anos e morava no interior, antes mesmo de termos uma televisão, o rádio, aquele antigo, grande, com válvula, estava sempre ligado na Rádio Guaíba. Ouvíamos a notícia, a boa notícia, sempre primeiro na Rádio Guaíba e até hoje seguimos fazendo isso”, relatou o republicano.
Primeiro a subir ao púlpito da Câmara de Vereadores, a convite do presidente da Casa, Idenir Cecchim (MDB), o diretor-geral da Rádio Guaíba, Jeferson Torres, se disse honrado em representar os comunicadores da Guaíba e frisou que a emissora é extremamente zelosa ao levar uma informação até o ouvinte. “Nós jamais abriremos mão da honestidade e fidelidade com que realizamos o nosso trabalho e apuramos as informações. Nós somos ‘cri-cri‘, no bom sentido da palavra. A gente vai em busca da verdade, do fato, da fonte ser fidedigna. Não recebemos a notícia, a informação, e imediatamente nos preocupamos em repercutir sem, antes, apurar se aquilo realmente procede. Nós não temos essa gana de “dar o furo”, que depois se transforma em uma “furada”. Nós nos certificamos que aquilo é notícia e só então levamos ao ar. É assim que nos comportamos, e seguiremos assim”, garantiu.
Na sequência, vereadores fizeram o uso da palavra para elogiar o comprometimento da Guaíba com a comunidade do Rio Grande do Sul. Dentre eles a Comandante Nádia (PP), Ramiro Rosário (PSDB), Mônica Leal (PP), Pedro Ruas (PSOL), Cassiá Carpes (PP) e Airto Ferronato (PSB).
“Estamos aqui para parabenizar a Rádio Guaíba por sempre fomentar o debate político qualificado, em especial, ao excelente Esfera Pública. Um programa que orgulha aos gaúchos”, afirmou o vereador Jonas Reis (PT) ao se manifestar. A vereadora Comandante Nádia (PP) celebrou que a Rádio Guaíba sempre foi “um veículo de comunicação comprometido com o povo gaúcho e aberto ao diálogo”.
Vereador desde 1989, Airto Ferronato, elogia como a @RdGuaibaOficial sempre foi comprometida com a informação dos gaúchos. Promovendo debates qualificados e diversos, incluindo todas a correntes políticas e de opinião 📻 pic.twitter.com/s25ApVoyLF
— Ana Aguiar (@AnaOAguiar) May 2, 2022
Também participaram da cerimônia o diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, e Carlos Alves, diretor executivo da Record TV RS. Em uma rápida manifestação ao fim do evento, Alves reforçou que o Grupo Record compreende a responsabilidade que assumiu perante o povo gaúcho e que, sabendo da relevância nacional do veículo de comunicação, segue comprometido em levar a informação verdadeira a quem a consome.
Recebem agora a homenagem aos 65 anos de existência da @RdGuaibaOficial o diretor do veículo de comunicação, Jefferson Torres, o diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, e Carlos Alves, diretor executivo da Record TV RS. pic.twitter.com/kOOCptNKPs
— Ana Aguiar (@AnaOAguiar) May 2, 2022
Na sexta-feira, um dia antes da celebração da primeira transmissão realizada pela emissora – direto do Theatro São Pedro, há 65 anos – uma programação festiva marcou a reabertura do Estúdio Cristal. Desde a data, alguns programas da Guaíba podem ser acompanhados diretamente das “vitrines” da Caldas Jr. com a Andradas, a chamada Esquina da Comunicação.