Especialista apresenta dicas e reflexões sobre propósito e liderança

Crédito: Divulgação

Movimentos sociais, políticos e econômicos influenciam, diretamente, no ambiente organizacional e acompanham um cenário de imprevisibilidade. Associado a esse contexto, novas formas de relações de trabalho vêm impactando a vida das pessoas e a cultura organizacional.

“O momento exige a atenção ao propósito das empresas e dos colaboradores, pois é na conexão de propósitos que se dá o engajamento entre as pessoas e as companhias”, diz a psicóloga e consultora empresarial, Helena Brochado.

Tendo como foco de seu trabalho a gestão de pessoas e a formação de lideranças há mais de 20 anos, a Helena afirma que existe um movimento disruptivo da antiga cultura organizacional que, até então, tinha como base, a liderança autocrática.

“Felizmente existe uma visível mudança, um novo estilo de ser, pensar e agir”, destaca a profissional.

A psicóloga explica também, que a liderança com propósito significa ter em mente, qual a real intenção da organização. A especialista adianta que é preciso manter atenção às equipes para que estejam engajadas com o objetivo maior da empresa e vice-versa. E esse vice e versa tem que ser de verdade. Com gestores compreendendo as pessoas do seu time, seu ano e o momento da vida de cada um.

Outro ponto abordado é a vantagem competitiva a ser trilhada pelos executivos, organizações e equipes. O momento pede agilidade e adaptabilidade aos novos cenários. “Quando os líderes têm clareza nos seus objetivos e o que os motiva, a gestão se volta à construção de uma cultura organizacional coerente”, diz.