O Dia das Mães, principal data de vendas para o comércio brasileiro, deve movimentar R$ 28 bilhões em negócios em 2022. A estimativa é da pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), prevendo um tíquete médio para os presentes de R$ 221, contabilizando 79% dos brasileiros que deverão consumir nessa data. Número é 2% maior do que em 2021.
Conforme a pesquisa, os consumidores argumentam que farão esforço maior este ano para presentear as mães, pois para 80% deles os produtos estão mais caros do que no ano passado, razão pela qual 33% dizem que a pretensão é de gastar mais.
A pesquisa ainda revela os produtos que devem ser os campeões de vendas. Roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%). Os consumidores estão atentos aos preços, pois 81% pretendem pesquisar os preços antes de comprar os presentes, em sua maioria em sites ou aplicativos pela internet.
As principais formas de pagamento serão o cartão de crédito parcelado (34%), dinheiro (29%, com queda de 11 pontos percentuais em comparação ao ano passado) e Pix (26%, com aumento de 10 pontos percentuais frente a 2021).
“O levantamento traz ânimo para o setor apesar de saber que o consumidor está cauteloso. A inflação impacta diretamente no poder de compra da população, mas a data continua como uma das mais importantes do varejo e o brasileiro mantém a tradição de presentear as mães”, analisa José César da Costa, presidente da CNDL.
Compras presenciais
Com o fim das restrições de circulação, a maioria das pessoas pretende ir às compras presencialmente. Mas 44% dos entrevistados dizem que farão as compras pela internet, 13% a menos do que em 2021.
“Dá para perceber que o consumidor está animado para fazer suas compras presencialmente, consequência da vacinação e da segurança que as pessoas estão sentindo em voltar a frequentar o comércio e shoppings. Por isso o varejista deve estar preparado para receber os consumidores e garantir as vendas”, destaca Costa.
Finanças
Nem tudo, porém, é positivo na pesquisa. Isso porque 37% dos que vão comprar presentes estão com contas atrasadas e 24% admitem que gastarão mais do que podem no Dia das Mães. Em março, pelo segundo mês consecutivo, o Brasil registrou mais de 65 milhões de pessoas endividadas.
A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, alerta sobre a importância do planejamento em datas comemorativas, para que o lado emocional não se sobreponha à realidade financeira do consumidor.