Prefeito de Rio Grande pede ajuda para liberar a Usina Termelétrica

Reunião-almoço Tá Na Mesa destacou "Portos do RS no Desenvolvimento do Estado" - Crédito: Divulgação/Federasul

O prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, pediu apoio à Federasul que liberar a transferência da Usina Termelétrica de Rio Grande para o Grupo Cobra, ainda emperrada na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O pedido foi feito durante a reunião-almoço Tá na Mesa, desta quarta,13, que tratou sobre “O papel dos Portos do RS no Desenvolvimento do Estado”.

Conforme Branco, o empreendimento representa a concretização do sonho de crescimento gerando emprego, renda e oportunidades não somente para o município, mas para o todo Rio Grande do Sul. “Dependemos ainda da transferência da titularidade para o Grupo Cobra. Confiamos nesse projeto que é fundamental para o Estado e representa um ganho logístico muito grande”, argumentou. O presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, colocou a entidade à disposição para ajudar na solução do problema.

Conforme o dirigente, os recursos que estão sendo anunciados para a região Sul abrem um novo ciclo de desenvolvimento, “com repercussões positivas para o crescimento da economia de todo estado”. Cardoso acredita que há espaço para, melhorando a infraestrutura atrair mais investimentos.

RECORDE

Durante a reunião-almoço, o diretor superintendente da Portos RS, Fernando Estima, disse que em 2021 o complexo de portos públicos e os terminais arrendados registraram o melhor resultado da história. Durante o ano foram movimentadas 47,6 milhões de toneladas, um crescimento de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior. Estima fez uma comparação com o estado de Santa Catarina. Ele disse que embora o estado vizinho conte com seis portos, a carga movimentada no Rio Grande do Sul é aproximadamente 20% superior.

O gerente sênior de produção do complexo de Rio Grande da Yara Brasil, Cristiano Barcellos, relatou que a empresa criou no município o maior parque de produção e distribuição de fertilizantes da América Latina. Ao apresentar a trajetória e crescimento da empresa desde 1973, Cristiano Barcellos relatou que a empresa movimentou 3 milhões de toneladas de produtos somente em 2021. Disse ainda acreditar que esse número pode ser potencializado com a parceria do Estado na busca do desenvolvimento.

O presidente do TECON Rio Grande Paulo Bertinetti sugeriu que as  empresas tragam para o Porto de Rio Grande a carga gaúcha hoje exportada pelos portos de Santa Catarina. Afirmou que somente a união do Estado com a iniciativa privada é que vai ampliar as exportações e reduzir os custos para os produtores.

Participaram do Tá na Mesa, Fábio Branco, prefeito de Rio Grande; Fernando Estima, diretor superintendente da Portos RS; Paulo Bertinetti, diretor-presidente do TECON Rio Grande; Caio Vianna, presidente da CCGL e do complexo portuário TERMASA-TERGRASA e Cristiano Barcellos, gerente sênior de produção do Complexo de Rio Grande da Yara Brasil.