O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou um avanço de 1,4 ponto, subindo para 56,8 pontos em abril, revertendo uma queda de 1,3 ponto no primeiro trimestre deste ano.
O indicador varia de 0 a 100 e tem uma linha de corte em 50 pontos, todo valor acima indica confiança e abaixo falta de confiança. Foram entrevistadas 1459 empresas, sendo 564 pequenas, 577 médias e 318 grandes, entre 1º e 7 de abril de 2022.
Conforme o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, é a primeira vez, neste ano, que o índice avança, após uma sequência de três recuos. Parte dessa melhora pode ser explicada pela visão dos empresários em relação ao momento atual da economia. Neste mês, Índice de Condições Atuais, que compõe o ICEI, subiu um ponto e ficou em 49,9 pontos.
“Por estar muito próximo da linha divisória dos 50 pontos, o indicador mostra uma percepção neutra das condições atuais em relação aos seis meses passados, ao contrário, do que vinha ocorrendo desde o início no ano, quando a visão era mais negativa”, explica Marcelo.
Índice de Expectativas avançou 1,6 ponto, para 60,2 pontos. Ao se mover para mais acima da linha divisória dos 50 pontos, o indicador sinaliza expectativas ainda mais otimistas da indústria para o futuro próximo.