Pelo menos 42 motoristas foram autuados, nesse domingo, por estacionamento irregular em parques de Porto Alegre. Segundo a Empresa de Transporte Público e Circulação (EPTC), 35 foram notificados na Redenção e outros sete no Parque Marinha do Brasil. De acordo com o órgão municipal, o problema se mostra recorrente na cidade.
Conforme a EPTC, a abordagem aos estacionamentos irregulares nos parques ocorre de duas formas. Com as pessoas ainda próximas aos veículos, os agentes fazem uma orientação sobre o erro, avisando os condutores para estacionarem em lugar adequado. Quando não há ninguém por perto, uma multa de R$ 195,23 é aplicada ao motorista e encaminhada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A infração causa menos cinco pontos na carteira.
Se os condutores optarem por pagar a multa por meio da carteira digital de trânsito, disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS, é possível obter um desconto de 40%. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, o problema voltou com maior frequência em razão da melhora da situação da pandemia hoje no Estado, em que as pessoas se sentem mais confortáveis em frequentar espaços ao ar livre novamente.
O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, enfatiza que nas proximidades dos Parques da Redenção, Marinha do Brasil e Parque Moinhos de Vento, há estacionamentos rotatórios com limite de quatro horas para que a população utilize de forma adequada em fins de semana e feriados, e não precise entrar com os veículos de forma irregular dentro dos espaços de lazer.