O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (6), o seu primeiro compromisso na Assembleia Legislativa como líder do Executivo. O político, empossado há uma semana após a renúncia de Eduardo Leite, visitou o presidente da Casa, Valdeci Oliveira (PT), na expectativa de estreitar laços.
“Preenchemos os primeiros dias com a busca e posse dos secretários, fizemos uma reunião ontem e, a partir de hoje, inauguro essa agenda com os Poderes, instituições e a sociedade como um todo. E nada melhor do que começar com o Parlamento, que representa o povo gaúcho”, afirma o governador.
Antes de deixar o Palácio Piratini, Leite encaminhou aos deputados estaduais o projeto que trata do reajuste dos servidores públicos, na ordem de 6%. Como as entidades sindicais questionam o índice, especialmente em razão do longo período em que nenhuma reposição foi concedida, o texto deve motivar um embate acalorado no Plenário Júlio de Castilhos.
O Governo, que passou por 11 trocas no secretariado em razão das Eleições, segue sob a liderança do deputado Frederico Antunes (PP) na Assembleia. “Desejo que a nossa relação seja profícua, republicana, como tem que ser. Na semana que vem, o presidente da Assembleia visita o Piratini. Assim, vamos estreitando os laços”, declarou Ranolfo.
Prioridades
Nessa terça-feira, em entrevista exclusiva à Record TV RS, Ranolfo voltou a colocar segurança pública e agricultura entre as prioridades da gestão até o final do ano. A disputa entre duas facções em Porto Alegre, que já deixou 14 mortos, e os frequentes períodos de estiagem, vão motivar ações por parte da administração estadual.