O mercado de veículos novos no Brasil teve em março o pior mês em vendas dos últimos 18 anos. O resultado foi alcançado mesmo com a redução de 18,5% das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicadas nas vendas de automóveis. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 5, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e revelam que entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 146,8 mil unidades foram emplacadas, 22,5% a menos do que no terceiro mês de 2021.
Desde 2004, com 141,6 mil veículos vendidos em março, não era registrado um resultado tão baixo para o mês. Mesmo assim, houve um aumento em 11% comparado com o mês de fevereiro. Foi o primeiro mês cheio em que o setor contou com a redução de 18,5% das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicadas nas vendas de automóveis.
Contra os três primeiros meses do ano passado, o primeiro trimestre fechou com queda de 23,2%, para 405,6 mil veículos emplacados na soma de todas as categorias.
Na abertura do desempenho por segmento, as vendas de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, recuaram 23,8% em março ante o mesmo mês do ano passado, para 134,9 mil unidades. As vendas de caminhões também ficaram no vermelho no mês passado: queda de 6,1% contra março de 2021, para 10,1 mil unidades. Na contramão, as vendas de ônibus reagiram, com alta de 18,6% no comparativo interanual, totalizando 1,8 mil unidades.