Reservação de água será prioridade na gestão de Domingos Lopes

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O agropecuarista Domingos Velho Lopes é o novo titular da Secretaria da Agricultura. Lopes assumiu o cargo de Silvana Covatti, que vai tentar a reeleição na Assembleia Legislativa.

Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lopes  dedica-se à atividade em Mostardas e Palmares do Sul. Em 1997 assumiu a presidência do Sindicato Rural de Mostardas. Em 2000, passou a integrar a diretoria da Farsul e, em 2003, passou a coordenar a Comissão do Arroz da entidade. Em 2017,  liderou a Comissão do Meio Ambiente e assumiu a presidência do conselho superior da Farsul.

O novo secretário vinha exercendo atualmente os cargos de presidente do Sindicato Rural de Mostardas, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Litoral Médio e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacia. Integrava ainda, os conselhos estaduais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico. Durante o discurso de posso afirmou que a prioridade é buscar soluções para a reservação de água e irrigação no estado.

Rizzo é o adjunto

Rodrigo Rizzo, que assume como adjunto de Domingos Lopes é natural de Florianópolis (SC) e graduado em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com pós-graduação em marketing em agronegócios pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA) e MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Cursou ainda especialização em produção do setor de laticínios no centro de pesquisa italiano CoRFiLaC, da Sicília, e atuou como consultor e instrutor credenciado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Rizzo participou de visitas de intervenção a mais de 700 propriedades no Rio Grande do Sul e no Uruguai, foi coordenador e diretor de Câmaras Setoriais da SEAPDR e diretor da secretaria na gestão de Odacir Klein.