O coronel da reserva e ex-comandante geral da Brigada Militar (BM), Vanius Cesar Santarosa, de 53 anos, é o novo secretário de Segurança Pública do RS. O anúncio foi feito na manhã deste domingo pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, na ala residencial no Palácio Piratini.
Na mesma ocasião, foi comunicado o nome do secretário adjunto da pasta, o delegado da Polícia Civil, Heraldo Chaves Guerreiro. Eles substituem o governador, que também acumulava a gestão da pasta, e o coronel Marcelo Gomes Frota, que era adjunto.
De acordo com Ranolfo a escolha dos dois novos nomes aconteceu devido ao currículo de ambos e pelo conhecimento em segurança pública. “O critério adotado é exatamente pelo currículo deles. Ou seja: os serviços prestados, a forma e a qualidade dos serviços. Foram esses qualificativos que me fizeram fazer essa escolha”, afirma o governador.
Em 2017, Santarosa foi promovido a tenente-coronel, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos. Já em 2019, passou a coronel, sendo responsável pela chefia do Departamento de Informática da BM. No ano passado, o novo secretário havia assumido o comando-geral da Brigada, posto que ficou até fevereiro de 2022, quando completou 35 anos de serviço.
Santarosa agradeceu o convite do governador e disse que dará continuidade ao trabalho de Ranolfo na pasta. “Nosso compromisso é dar continuidade ao trabalho que o vice-governador vinha desenvolvendo observando as principais premissas utilizadas para desenvolver o planejamento e execução da segurança pública”, pontua.
O governador também fez o anúncio do novo secretário adjunto da Segurança Pública, Heraldo Chaves Guerreiro. Com 62 anos, ele é delegado da Polícia Civil, e em maio de 2021, havia assumido o Departamento de Polícia do Interior (DPI).
Dança das cadeiras
O prazo para que secretários estaduais deixassem os seus postos visando as eleições provocou uma dança de cadeiras no Palácio Piratini. Na última quinta-feira, 11 titulares foram exonerados – incluindo o próprio governador, Ranolfo Vieira Júnior, que era vice no executivo e secretário de segurança pública até a renúncia de Eduardo Leite.
Após o anúncio do gestor da segurança pública, Ranolfo informou que, na tarde desta segunda-feira, dará posse aos demais secretários escolhidos. Quanto aos novos gestores das pastas que serão oficializados, ele destacou que o grupo está quase certo. “Tem um tempo de análise da proposta, mas em torno de dois nomes ainda não confirmaram”, disse.
Estão sem titular as seguintes pastas:
– Secretaria extraordinária de relações federativas e internacionais – era ocupada por Ana Amélia Lemos (PSD);
– Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – era ocupada por Luiz Henrique Viana (PSDB);
– Secretaria do Esporte e Lazer – era ocupada por Danrlei de Deus (PSD);
– Secretaria de Logística e Transportes – era ocupada por Juvir Costella (MDB);
– Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda – era ocupada por Ronaldo Nogueira (Republicanos);
– Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social – era ocupada por Regina Becker (PTB);
– Secretaria do Turismo – era ocupada por Ronaldo Santini (PTB);
– Secretaria de Obras e Habitação – era ocupada por José Luiz Stédile (PSB);
– Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitana – era ocupada por Luiz Carlos Busato (PTB);
– Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – era ocupada por Silvana Covatti (Progressistas);
Além das secretarias, dois órgãos estaduais estão sem titular: Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RS), que era ocupado por Enio Bacci (PTB) e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN), que era comandada por José Sperotto (PSDB). A expectativa de Ranolfo Vieira Júnior é fazer ainda na terça-feira uma reunião geral de governo com os novos secretários.