Reitor do ITA é cotado para substituir Milton Ribeiro no MEC

De acordo com jornal, Anderson Ribeiro Correia vem sendo sondado pelo Centrão para assumir assumir ministério

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O atual reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, é cotado para substituir Milton Ribeiro, exonerado nessa segunda-feira do Ministério da Educação (MEC). Ribeiro pediu para deixar o cargo depois de denúncias de corrupção envolvendo favorecimento a pastores, que faziam parte de um suposto gabinete paralelo.

Segundo apurou o jornal O Estado de S.Paulo, Correia vem recebendo ligações de integrantes do Centrão para sondá-lo sobre a possibilidade de assumir o posto. Nesta terça-feira, ele previa conversar com o líder do PL na Câmara, Altineu Cortes (RJ).

O reitor, de acordo com interlocutores, está disposto a aceitar e considera ser uma opção técnica ao cargo de ministro, mas também alinhada a evangélicos e ao Centrão. O presidente Jair Bolsonaro já chegou a considerar Correia para substituir Abraham Weintraub, mas depois desistiu e optou por Ribeiro.

Correia havia sido indicado por deputados da ala evangélica, como Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Marcos Feliciano (PL-SP). Diante dos escândalos envolvendo Ribeiro, Sóstenes deu declarações dizendo que o então ministro não tinha sido indicação dele e lembrou da preferência por Correia. Agora, a indicação parte de políticos ligados a Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e não da bancada evangélica.

Currículo
Correia é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre pelo ITA. Ele ainda cursou doutorado em engenharia de transportes na Universidade de Calgary, no Canadá.

No governo Bolsonaro, Correia já presidiu a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e deixou o cargo depois de se voluntariar e passar na seleção para reitor do ITA.

Ele também compôs o grupo militar que trabalhou na transição do governo Bolsonaro e ajudou a compor o ministério de Ricardo Velez. Desde a saída de Velez, primeiro ministro da Educação de Bolsonaro, o nome do reitor surge como substituto.