Filiado ao União Brasil, mas prestes a migrar para o PL, Rodrigo Lorenzoni assume, nesta-terça, o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Eleito suplente pelo Dem em 2018, ele passa a ocupar, em definitivo, a cadeira do deputado cassado Ruy Irigaray, a quem já havia substituído entre março de 2019 e fevereiro de 2020. A posse ocorre no início da tarde.
Para voltar à AL, Lorenzoni deixou, nesta segunda-feira, o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, que exerceu ao longo de um ano. Anteriormente, ele já havia ocupado a mesma função em âmbito estadual, entre junho de 2020 e março do ano passado.
Filho do ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni, Rodrigo presidia o diretório estadual do Dem até a fusão da sigla com o PSL, que resultou na criação do União Brasil. Na troca de legenda, permitida pela janela partidária, ele reforça a bancada do PL, que passa a ter seis representantes no Parlamento gaúcho.
Na primeira passagem pela AL, em 2019, o deputado criou a Lei de Liberdade Econômica do Rio Grande do Sul, pioneira no Brasil, e o Programa de Educação Para Posse Responsável de Animais do Domésticos. Também no Parlamento, fundou e presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e integrou as comissões de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo; e de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.