O Inter segue com trabalhos intensos para a reformulação do grupo para a sequência de 2022, com as disputas do Brasileirão e da Sul-Americana. E pelo menos dois jogadores devem dar início a essa reformulação: o zagueiro Cuesta e o volante Rodrigo Dourado estão fora dos planos do Inter para a temporada.
O volante Rodrigo Dourado é um dos jogadores-símbolo do Inter nos últimos anos. Vindo da base, esteve em campanhas importantes, como a final da Copa do Brasil e a volta para a Série A. No entanto, caiu de produção nos últimos jogos e vem sendo alvo de críticas constantes da torcida.
Já Victor Cuesta parecia ser incontestável no sistema defensivo. No entanto, vem falhando nos gols sofridos pelo Inter e já chegou a ser vaiado em jogos em casa pela torcida.
Carlos Palacios, por sua vez, nunca se consolidou como a promessa que se esperava dele. O chileno de 21 anos fez 34 jogos em 2021, sem marcar gols. Neste ano, disputou apenas 29 minutos com a camisa do Inter. Assim, deve ser negociado em caso de propostas. Ele custou 3 milhões de dólares ao clube no início do ano passado, também está à disposição para negócios, desde que surjam interessados.
Lentidão para reformulação
Em um momento de lucidez crítica, Alessandro Barcellos justificou a permanência de Alexander Cacique Medina, apesar da queda vexatória da Copa do Brasil e da perda da vaga na final do Gauchão, lembrando que os reforços pedidos pelo técnico ainda não haviam desembarcado. E que o trabalho de contratar era justamente dos dirigentes, entre os quais o próprio Barcellos. O problema é que, após a análise pública do presidente, nenhum anúncio foi realizado.
A lentidão é um característica marcante do processo de contratações do Inter já há algum tempo. Exatamente por isso, já deixou escapar algumas oportunidades no mercado. Agora, a característica se acentuou ainda mais, já que o clube demitiu o seu executivo de futebol há pouco mais de um mês. Aliás, repor a saída de Paulo Bracks é uma das prioridades dos dirigentes.
Há urgência, afinal o período para inscrições de novos jogadores na CBF se encerra em 12 de abril. Depois, a janela só reabre em 18 de julho, já no segundo semestre. Além de contratar, o Inter quer dar seguimento ao processo de reformulação do grupo.
O Inter estreia na Sul-Americana na próxima quarta-feira, contra o 9 de Outubro. A partida, válida pela primeira rodada da competição continental, acontece às 19h15min, no Equador.