Focada na agricultura familiar, a 20ª Expoagro Afubra encerrou-se no sábado, em Rio Pardo, com um saldo de R$ 220 milhões em negócios fechados, um crescimento de 215% em relação à receita da edição anterior, realizada em 2019. Iniciada na quarta-feira (23), a feira reuniu 470 expositores – entre agroindústrias e fabricantes de máquinas e implementos – e recebeu um público recorde de 180 mil visitantes, 61% a mais que na edição passada. O evento ocorreu no Parque de Exposições da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), no quilômetro 161 da BR 471, no distrito de Rincão Del Rey.
Principal atração da Expoagro Afubra, o Pavilhão das Agroindústrias apresentou 197 expositores e movimentou R$ 1,490 milhão, resultado também recorde e 88% superior ao de 2019. De acordo com os organizadores, um das novidades que contribuíram para os números positivos foi a possibilidade de visitação no sábado, atendendo a uma antiga demanda do público urbano – neste ano, o evento teve quatro dias de duração, um a mais do que nas edições anteriores. “Isso exigiu muito dos nossos colegas, especialmente para conseguirmos acomodar tantos veículos (no estacionamento)”, afirmou o presidente da Afubra, Benício Albano Werner.
Segundo o coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, o volume de negócios surpreendeu, considerando-se o impacto negativo da estiagem e da pandemia de Covid-19 sobre o agronegócio. “No início do ano, ainda estávamos receosos sobre a realização da feira”, disse Dornelles. Para 2023, a organização estuda ampliar a estrutura física do parque. A data da 21ª edição, assim como a inclusão de um quarto dia na programação, será definida após pesquisa com expositores e patrocinadores.