Porto Alegre teve inaugurada, na tarde desta quinta-feira, a segunda fase da renovação do Muro da Mauá, no Centro Histórico. A nova decoração conta com arte visual, com reproduções de painéis de artistas convidados, e fotografias prestando homenagens aos 250 anos da capital. Sob responsabilidade do Consórcio formado pelas empresas OOH Sinergy e HMídia, a parede de 750 metros mescla arte com espaços de publicidade.
“Estamos muito felizes com o resultado. Na primeira fase, contamos as raízes de Porto Alegre e foi muito legal. Agora, na segunda fase, chamada ‘A Festa’, fizemos essa parceria com artistas visuais e fotógrafos e está lindo”, opinou o diretor da Sinergy, Eduardo Ferreira.
O consórcio entregou o muro renovado em novembro de 2021. A ideia é que, a cada quatro meses, o projeto ganhe uma nova fase. Os painéis serão trocados, expondo trabalhos de artistas diferentes.
Outra novidade, na segunda etapa, é a instalação de cinco “janelas digitais” – telas de LED presas apenas lateralmente, como “entradas de luz”. Nelas, dicas culturais de cinema, música, filosofia, teatro, dança, entre outras expressões artísticas, serão reproduzidas, além de informações relevantes da prefeitura aos porto-alegrenses.
Segue, ainda, em andamento uma parceria com a Secretaria de Educação, que vai permitir aos estudantes da rede municipal parabenizar a cidade, nessas cinco janelas, por meio de desenhos e ilustrações.
A secretaria municipal de Parcerias Ana Pellini, destacou a possibilidade de levar a arte para a rua. “A cultura é difícil de democratizar. Por mais que haja museus com entrada franca, a pessoa precisa ir até lá”, comparou.