Câmara rejeita projeto que sugeria feriado em homenagem aos 250 de Porto Alegre

Iniciativa proposta por Airto Ferronato (PSB) recebeu 18 votos contra e 12 a favor

Foto: Ederson Nunes/Câmara Muncipal de Porto Alegre

O próximo dia 26 de março, data em que Porto Alegre completa 250 anos, não vai ser feriado. Isso porque os vereadores rejeitaram, nesta quarta-feira, um projeto de lei que sugeria um feriado excepcional, e não de cunho religioso – único tipo que, de acordo com a lei, os municípios podem criar – para homenagear a cidade.

A proposição, de autoria do vereador Airto Ferronato (PSB), recebeu 18 votos contra e 12 a favor. Conforme o parlamentar, a ideia era estimular os porto-alegrenses a participar das festividades programadas para o aniversário da capital. Ainda segundo Ferronato, a proposição não impunha prejuízo às atividades econômicas nem à prestação dos serviços essenciais, uma vez que a data vai cair em um sábado.

Contudo, esse era um dos principais pontos criticados pelos vereadores contrários a matéria. Para Ramiro Rosário (PSDB), que recebeu apoio do Sindilojas, o aniversário do município é uma data simbólica para os empreendedores.

“A melhor forma de nós homenagearmos a nossa cidade é permitir que o comércio fique aberto, que a roda da economia gire e que, assim, a gente tenha mais prosperidade para todos”, argumentou.