Piratini lança programa de Educação Antirracista na rede pública estadual

Durante a iniciativa, serão abordados temas como o letramento racial e os impactos do racismo na educação pública

Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

O governo estadual lançou, nesta quarta-feira, o programa Educação Antirracista. Detalhes da iniciativa foram apresentados no Memorial do Rio Grande do Sul, local em que ocorre a exposição “Palmares não é só um, são milhares: 50 anos do 20 de novembro”.

Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a ideia de iniciar o programa pela área educacional se deve ao fato de a educação ser um dos pilares mais importantes na busca por equidade.

“Nossa missão na Secretaria da Educação [Seduc] é garantir aprendizagem de qualidade para todos com equidade e inclusão. Com isso, as discussões sobre as práticas de uma educação antirracista devem fazer parte da realidade de todos os profissionais envolvidos com a área”, pontuou.

Apesar do lançamento oficial do programa Antirracista ter ocorrido nesta tarde, a iniciativa já vem sendo realizada pela Seduc desde janeiro deste ano, quando ocorreu processo de formação oferecido pela Pasta para 12 profissionais da área.

Agora, esses educadores vão conduzir as formações das equipes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), e serão responsáveis pela construção do conteúdo de cursos para os professores e gestores da rede estadual, além de atuarem como pontos focais nos polos para monitoramento e continuidade das ações focadas na educação antirracista.

A meta da Seduc é oferecer, até outubro, letramento racial para todos os profissionais da educação que atuam nas regionais, nas equipes gestoras das escolas e para os professores de todas as áreas do conhecimento da rede estadual.