A prefeitura de Porto Alegre confirmou, no começo da tarde desta sexta-feira, que o uso de máscaras em ambientes abertos – públicos e privados – deixa de ser obrigatório. O decreto municipal 21.413, que também determina que as máscaras seguem obrigatórias em locais fechados, aparece em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Os detalhes foram definidos, na manhã desta sexta, em reunião do prefeito Sebastião Melo e do vice, Ricardo Gomes, com a equipe de governo.
“Esta é uma decisão sem demagogia e ideologia baseada em dados científicos. Porto Alegre disse sim à vacina e por isso chegamos a este momento de maior segurança sanitária”, justifica Melo. A medida também levou em conta a opinião de especialistas ouvidos, na quinta-feira, em um debate técnico promovido pela prefeitura. Uma nova reunião deve ser realizada, na próxima sexta, para avaliar o cenário epidemiológico e discutir novas flexibilizações.
Segundo a prefeitura, Porto Alegre atingiu 85% da população vacinável – maiores de 5 anos – com esquema vacinal completo, e vem apresentando queda nos índices de contaminação e internação hospitalar. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, houve redução de casos confirmados pela sexta semana epidemiológica consecutiva, com níveis equivalentes a abril de 2021 e setembro de 2020. A região 10, composta por Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha, registra a menor taxa de contaminação acumulada em sete dias, com 160 casos, contra uma média estadual de 300.