Falta de luz: Defensoria Pública do RS cobra plano de ação à CEEE Equatorial

Clientes relataram dificuldade de contato com a empresa. Em reunião, concessionária admitiu falha no sistema

Foto: Divulgação/DPRS

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) solicitou à CEEE Equatorial, em reunião nesta quinta-feira, que apresente um plano estruturado – de curto, médio e longo prazo – em resposta às reclamações de clientes que ficaram sem energia elétrica e tiveram dificuldade de contato com a concessionária. O órgão espera, para os próximos dias, um relatório com medidas concretas a serem tomadas pela distribuidora. Quatro dias após os temporais de domingo, 10 mil clientes da empresa permaneciam sem luz, na noite desta quinta-feira, três mil deles em Porto Alegre.

Em nota, a DPE/RS informou que representantes da CEEE Equatorial declararam que as principais causas para a interrupção do serviço nos últimos dias foram a impossibilidade de poda específica de algumas árvores em Porto Alegre, a estrutura técnica encontrada na CEEE e eventos climáticos extraordinários registrados em sequência. Sobre as dificuldades de contato dos clientes, técnicos da empresa admitiram que houve falha no sistema.

Segundo o órgão, a CEEE relatou aumento de 22% no número de funcionários desde que assumiu a concessão e confirmou que planeja realizar troca de postes, automação da estrutura e manutenção corretiva. A distribuidora também prevê desativar a sede localizada na avenida Borges de Medeiros e estruturar um novo espaço na Uruguai, com capacidade para realização de 17 atendimentos simultâneos em Porto Alegre. A CEEE Equatorial também revelou ter antecipado o prazo de implementação dessa nova sede, de dezembro para julho de 2022.

O encontro ocorreu na sede da Defensoria Pública, no centro de Porto Alegre, com participação do dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), Rafael Pedro Magagnin. “Requisitamos que essas medidas fossem entregues por escrito e, a partir disso, conversaremos com os órgãos de fiscalização e regulação para pensarmos nos próximos passos e evitarmos que os cidadãos sejam prejudicados novamente”, disse o defensor.

Perda de itens ou queima de aparelhos: como pedir ajuda 
Quem teve prejuízos com a queda de energia, como perda de itens perecíveis ou queima de aparelhos eletrônicos, pode entrar em contato com a Defensoria Pública pelo e-mail [email protected], informando nome completo, número da instalação (unidade de consumo) e um breve relato sobre a situação enfrentada. A instituição vai buscar o ressarcimento ou indenização dos prejuízos diretamente junto à concessionária.