Quase dois dias após o último temporal que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre, cerca de 65 mil consumidores seguem sem energia elétrica na área de concessão da CEEE Equatorial nesta quarta-feira (9). O número é 182% maior do que o divulgado pela empresa ontem, quando estimava-se que apenas 23 mil estavam sem luz.
Segundo a empresa, os técnicos responsáveis fizeram novos cálculos na noite passada – que foi marcada por protestos na Capital, e cidades como Alvorada e Viamão. Em nota, a companhia reitera que “devido aos estragos causados pela chuva, há quedas de árvores ou outros objetos sobre a rede, o que exige maior tempo de restabelecimento”.
Além de se queixarem por estarem às escuras, os clientes da CEEE Equatorial alegam que os canais de comunicação da empresa não têm sido efetivos na hora de dar uma previsão para a normalização dos serviços. Com isso, moradores e empresários das regiões afetadas têm registrado prejuízos em razão da demora para a volta da luz.
A situação fez com que a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), responsável pela fiscalização do setor no Estado, pedisse informações detalhadas à empresa. Também em comunicado oficial, o órgão informa que “esgotadas as análises técnicas e legais, serão aplicadas penalidades contratuais”.
Problema se repete na área de concessão da RGE
O restabelecimento de energia elétrica após a chuvarada da última segunda-feira também não foi concluído pela RGE, que estima em 15 mil o número de famílias desabastecidas. Com isso, chega a 80 mil o total de consumidores que estão prestes a completar 48 horas sem luz no Estado. O problema é concentrado principalmente na Região Metropolitana.
Confira a íntegra da nota da AGERGS
“A AGERGS informa que, com base em convênio com a ANEEL, e devido às interrupções no fornecimento de energia elétrica na RMPA em 06/03/2022, notificou a CEEE-D para que, no prazo de 24 horas, forneça informações sobre os eventos ocorridos em seu sistema elétrico na região metropolitana, quantidade de unidades consumidoras afetadas, quantidade de unidades consumidoras que ainda permaneceram sem o fornecimento ao longo do dia 07 de março de 2022, dados de mobilização/ incremento de equipes para o restabelecimento do serviço, esclarecimentos quanto às previsões inconsistente para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, e relação de ações para mitigar novas ocorrências.
Os serviços de distribuição de energia elétrica são considerados essenciais para o funcionamento da sociedade, em nome da qual a Agência fiscaliza, em convênio com a ANEEL. Os serviços devem ser prestados com agilidade e competência, a fim de serem evitados danos decorrentes de falhas na sua prestação. Esgotadas as análises técnicas e legais, em não o sendo, serão aplicadas penalidades contratuais pertinentes.”
Confira a íntegra da nota da CEEE Equatorial
“A CEEE Grupo Equatorial informa que as últimas interrupções de energia foram ocasionadas por três temporais seguidos, sendo um no domingo (6/3), de grandes proporções, além de dois na segunda-feira (7/3) nas regiões sul e metropolitana. Por isso, a companhia registra, neste momento, cerca de 65 mil consumidores sem energia.
A companhia reitera que, devido aos estragos causados pela chuva, há quedas de árvores ou outros objetos sobre a rede, o que exige maior tempo de restabelecimento. A CEEE Grupo Equatorial segue realizando os trabalhos de restabelecimento com todo o seu efetivo e 170 equipes disponíveis 24h para execução dos serviços.”