A pandemia fez aumentar o número de mulheres que fazem compras online. Conforme pesquisa feita pela PayPal, empresa voltada para pagamentos eletrônicos, 73% das entrevistadas costumam fazer compras online de produtos e serviços rotineiros diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Antes da pandemia, o índice era de 43%
O estudo Consumo Online Feminino no Brasil conversou com 500 compradoras online no final de 2021, e que fizeram pelo menos duas aquisições nas categorias de gastos diários (como delivery de comida, mercado e farmácia, mobilidade, combustíveis e games) nos 30 dias que antecederam as entrevistas. Segundo a pesquisa, cerca de 70% das mulheres dizem que não devem modificar os hábitos adquiridos e que continuarão comprando online quando a vida voltar ao normal.
Conforme comunicado da PayPal, a pesquisa revela também que a maioria dessas brasileiras compra e paga online sempre que pode (82,4%), considera essa forma de pagamento fácil (98,4%), gosta da experiência (98,6%), acha que ela permite um maior controle de despesas (89%). As compradoras também se consideram especialistas em comprar via internet (68%), e costumam planejar suas compras online (82%).
Mesmo com a intenção de manter o hábito de compras online, 32% das entrevistadas disseram que ainda têm muito a aprender sobre compras e pagamentos online e em aplicativos; e 18% pontuam que normalmente compram online por impulso, sem planejamento.