O Ministério das Relações Exteriores comunicou nesta quarta-feira o falecimento do Embaixador do Brasil no Gabão, José Marcos Nogueira Viana. O diplomata morreu na terça-feira na capital do país, Libreville. José Marcos Nogueira Viana deixa esposa e quatro filhos. A causa da morte não foi divulgada.
Mineiro de Belo Horizonte, Viana formou-se em jornalismo pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1984 e ingressou na carreira diplomática no ano seguinte. Antes de assumir a embaixada do Brasil em Libreville, no Gabão, o diplomata serviu nas embaixadas em Paramaribo (Suriname), Viena (Áustria), Trípoli (Líbia), La Paz (Bolívia) e em Roseau (Dominica) e em Mascate (Omã).
O embaixador foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado em dezembro de 2020 para assumir o posto no Gabão, Na ocasião ele defendeu a importância para o Brasil do comércio o país africano. A República Gabonesa, localizada na costa oeste da África, tem cerca de 2 milhões de habitantes. O idioma oficial é o francês.