Putin ordena que exército russo ‘mantenha a paz’ nos territórios separatistas da Ucrânia

Presidente da Rússia reconheceu nesta segunda-feira a autonomia das regiões de Donetsk e Lugansk

Foto: Twitter / Kremlin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta segunda-feira que o exército russo “mantenha a paz” nos territórios separatistas pró-Rússia da Ucrânia, cuja independência ele acabou de reconhecer. Dois decretos do presidente pedem ao Ministério da Defesa que “as forças armadas da Rússia (assumam) funções de manutenção da paz no território” das “repúblicas populares” de Donetsk e Lugansk.

As repúblicas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk, cuja independência Moscou reconheceu nesta segunda-feira, estão localizadas na área de mineração de Donbass (leste da Ucrânia) e estão fora do controle de Kiev desde 2014. A guerra entre os separatistas e as autoridades de Kiev deixou mais de 14.000 mortos.

Donetsk (anteriormente conhecida como Stalino) é a principal cidade da área de mineração de Donbass, assim como um dos principais centros metalúrgicos da Ucrânia. Tem uma população de 2 milhões de habitantes. Lugansk (anteriormente Voroshilovgrad), uma cidade industrial, tem 1,5 milhão de habitantes.

A bacia de Donbass, que faz fronteira com a Rússia na costa norte do Mar Negro, possui enormes reservas de carvão. A presença de falantes de russo na região está relacionada ao grande número de trabalhadores russos enviados para lá após a Segunda Guerra Mundial, durante o período soviético.

 

* Com informações do R7 e AFP