O presidente francês Emmanuel Macron está em diálogo com o colega ucraniano, Volodymyr Zelensky, depois de manter uma conversa durante o dia com o líder russo Vladimir Putin, a partir do Palácio do Eliseu.
“A entrevista telefônica com o presidente Putin durou 1 hora e 45 minutos. O presidente da República está agora em uma central telefônica com o presidente Zelensky”, disse a presidência francesa.
Antes da ligação com Putin, a presidência francesa indicou que esse diálogo integra os “últimos esforços possíveis e necessários para evitar um grande conflito na Ucrânia”, em um momento de tensão máxima.
Nesse sábado, Macron conversou com Zelensky, que disse que não pretendia responder a provocações da Rússia na linha de frente com os separatistas de Donbas, segundo a presidência francesa. Ele também pediu a Macron para expressar a Putin “a prontidão da Ucrânia para o diálogo”.
Mas em uma conferência de segurança em Munique, na Alemanha, Zelensky exortou os Estados Unidos e a Otan a abandonarem a política de “apaziguamento” da Rússia e aumentarem a ajuda militar a Kiev. Ao mesmo tempo, pediu para os países ocidentais não entrarem “em pânico”.