CNC revela que intenção de consumo das famílias cresceu 0,4% em fevereiro

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Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,4% em fevereiro comparado com o mês de janeiro, para 77,6 pontos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 18, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado é o maior nível do ICF desde maio de 2020, quando atingiu 81,7 pontos, enquanto na comparação com fevereiro de 2021, o aumento foi de 4,6%.

Mesmo com a alta deste mês, o ICF segue abaixo do nível de satisfação (100 pontos), como ocorre desde 2015. O resultado de fevereiro foi puxado por uma melhoria nas condições de consumo. O subíndice Consumo Atual teve o avanço mais significativo do mês, de 3,9% ante janeiro.

Além disso, 16% das famílias disseram ter percebido um aumento de seu consumo, maior proporção desde abril de 2020. O subíndice Renda Atual cresceu 2,1% ante janeiro. A proporção de famílias que perceberam uma melhora na sua renda ficou em 21,7%, maior proporção desde junho de 2021.

A percepção sobre o mercado de trabalho também melhorou. O subíndice Perspectiva Profissional atingiu 90,8 pontos, alta de 0,9% ante janeiro e de 1,2% sobre fevereiro de 2021. A parcela de famílias que avaliaram esse item de forma negativa reduziu para o menor patamar desde abril de 2020, 48,9%. Em janeiro, esse porcentual era de 50,3% e, em fevereiro de 2021, de 50,8%.