A retomada das atividades econômicas e a cobertura vacinal representaram uma nova realidade para a rede hoteleira de Porto Alegre. Conforme dados do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre, a partir do Programa Realidade Hoteleira, houve um aumento de 86,06% nas ocupações em hotéis da Capital gaúcha em dezembro de 2021, em relação com o mesmo período do ano anterior.
No acumulado de 2021, a média de ocupação dos hotéis de Porto Alegre foi de 40,61%, número que representa um crescimento de 26,99%, quando comparado com 2020. Para o presidente do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre, José Reinaldo Ritter, a tendência é de que cada vez mais esses números voltem a crescer no patamar pré-pandemia.
“Estamos muito otimistas que a retomada do setor hoteleiro, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus, está se consolidando. Temos ainda muitos desafios pela frente, mas com certeza vamos superá-los, trabalhando em conjunto”, destaca o presidente do Shpoa.
Em análise dos últimos anos da hotelaria de Porto Alegre, os dados mais recentes se equiparam aos números de 2019 e evidenciam a retomada. No período mais crítico da pandemia, a média anual de ocupação entre janeiro e dezembro foi de 31,98%. Para 2022, a expectativa é que esse número siga aumentando e leva em conta os investimentos em turismo feitos na Capital, como a Orla do Guaíba e os eventos que a cidade deve receber durante este ano.