Sites relacionados ao governo do Rio Grande do Sul estão indisponíveis na manhã desta terça-feira. Consultada, a assessoria de imprensa do Piratini admitiu a existência de um problema, mas não confirmou que se trata de um ataque hacker.
As páginas do Piratini, Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, do Detran e da Procergs são algumas que não podem ser acessadas.
Em nota, o Palácio Piratini admite que houve um acesso indevido a sites do Estado:
NOTA DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO
Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível.
Secretaria de Saúde
A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o único trabalho que está sendo afetado no momento é a indexação de dados no Painel Coronavírus RS, onde a população pode verificar a situação da pandemia em solo gaúcho.
Já os serviços diários, como distribuição de vacinas e acesso a demais informações da Secretaria não estão sendo sofrendo prejuízo, em razão de uma portaria do governo federal que impõe que o sistema para essas ações seja do Ministério da Saúde.
Em relação ao boletim diário de casos e mortes por Covid-19 no Rio Grande do Sul, a SES informa, que caso o problema não seja resolvido logo, ainda é possível disponibilizar as informações pelas redes sociais.