Adiada inauguração do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Ufrgs

Cancelamento do ato de hoje ocorreu devido à incompatibilidade da agenda do ministro da Educação, Milton Ribeiro

Foto: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) adiou a inauguração da nova sede do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), prevista para esta sexta-feira. De acordo com a diretora do ICBS, Ilma Simoni Brum da Silva, o cancelamento ocorreu devido à incompatibilidade da agenda do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que era esperado para o ato.

“A estimativa é que a inauguração do prédio ocorra ainda neste mês, mas estamos avaliando”, antecipou. A diretora explicou que as estruturas no espaço seguem sendo montadas e que as atividades internas ainda não começaram. “Não é fácil organizar 50 laboratórios, mas acredito que todos estarão em operação em torno de seis meses”, mensurou.

O IBS vai funcionar junto ao cruzamento da avenida Ipiranga com a Ramiro Barcelos, nas imediações da Faculdade de Psicologia, do Departamento de Bioquímica e da Faculdade de Farmácia. A obra no Campus Saúde da Ufrgs custou R$ 55 milhões, com recursos do programa do governo federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) e do Tesouro Nacional.

A empresa Home Engenharia, responsável pelo trabalho, oficiou a Ufrgs sobre o término da empreitada em 6 de janeiro de 2022. O contrato havia sido firmado em 2015, e as obras iniciaram em 2016.