Baseado no propósito de que é lendo que se ganha cada vez mais conhecimento e se amplia os horizontes, a Madesa, empresa com sede em Bom Princípio (RS), começou um processo interno buscando incentivar seus funcionários a lerem diariamente. Hoje, a empresa disponibiliza, dentro de sua unidade fabril, uma biblioteca e pontos de leitura para os colaboradores. A ideia é pulverizar o hábito na empresa.
No total, são cerca de 900 exemplares disponíveis, e esse número deve ser ampliado já no primeiro trimestre de 2022. A iniciativa de endomarketing, que começou tímida, ganhou destaque. De janeiro de 2020 até esse ano, a retirada de livros cresceu expressivamente.
Para fomentar ainda mais essa atitude positiva, a Madesa promoveu alguns meios de comunicar as novidades relacionadas à biblioteca. Entre elas, lives quinzenais, realizadas por um canal digital interno, onde livros são indicados por funcionários e direção da empresa. No mesmo espaço, são atualizadas novidades de títulos e outras informações. Também foi criado um grupo de Whatsapp para debates, trechos de livros, frases marcantes e sugestões. Pelos murais da empresa, são compartilhadas dicas de leitura e os destaques do mês.