O Ministério da Saúde deve anunciar ainda hoje o restabelecimento da plataforma de dados que registra informações da pandemia de Covid-19. O sistema saiu do ar desde que os sistemas da Pasta sofreram ataques de hackers, a partir de 10 de dezembro.
Com os problemas gerados pelo ataque, o país registrou um apagão de dados sobre infectados pela Covid-19, novos casos e óbitos diários, o que pode mascarar um cenário de avanço da pandemia no país.
Técnicos de tecnologia do Ministério trabalharam, nas últimas semanas, para restabelecer os sistemas, gravemente acometidos em dois ataques. O primeiro tirou do ar os dados de vacinação dos brasileiros no aplicativo ConecteSUS. A segunda investida afetou sistemas internos, como intranet e rede de telefonia do ministério.
O caso é investigado pela Polícia Federal, que realizou uma perícia nos computadores para encontrar vestígios dos autores. As equipes de tecnologia do governo atuaram ainda para fechar vulnerabilidades nos sistemas que permitiram os ataques. A suspeita também recai sobre uma ação interna, em que um servidor com acesso privilegiado ao sistema apagou informações. Com a resolução dos danos, espera-se que o país registre um aumento exponencial de casos de Covid, motivados pelo aumento de contaminados pela variante ômicron.