Bares e restaurantes de todo o país estão afastando cerca de 20% dos funcionários, toda semana, por suspeita de gripe ou Covid-19. A estimativa é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ao revelar que no começo de dezembro começaram os relatos de problemas em São Paulo e no Rio de Janeiro e depois em Goiás e alguns estados do Norte e Nordeste. Segundo a associação, depois do Natal a situação se espalhou para todo o país.
Já a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) afirmou em nota que “o setor conta, em âmbito nacional, com cerca de 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos que dão segurança e garantia ao abastecimento diário dos consumidores, não havendo riscos de faltar mão de obra qualificada nas lojas diante do atual cenário (de contágio pela variante Ômicron)”. A Abras diz ainda continuar a reforçar junto ao setor supermercadista o cumprimento dos protocolos para prevenção da contaminação pelo coronavírus.
No Rio Grande do Sul, Fiergs e Fecomércio-RS acompanham os relatos dos associados sobre a situação de seus funcionários. O Sindilojas Porto Alegre prepara para a próxima semana um levantamento para traçar um cenário com os comerciários e identificar o grau de contaminação entre os trabalhadores.