Sul do Estado registra primeiros cinco casos da variante ômicron da Covid-19

Pelotas e Piratini confirmaram os pacientes após exames no LACEN

Foto: Pixabay

A 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, no Sul do Rio Grande do Sul, confirmou nesta sexta-feira os cinco primeiros casos de contaminação pela variante do coronavírus ômicron na região. Quatro são de Pelotas e um de Piratini. A notificação foi feita após análise do Laboratório Central do Estado (LACEN/ RS) de exames RT-PCR.

Em Pelotas, o material foi coletado entre os dias 4 e 5 deste mês. As pessoas infectadas pela variante na cidade são três mulheres e um homem com idades de 24, 25, 38 e 44 anos. A partir de agora, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas fará a investigação dos contaminados e seus contactantes a fim de encaminhar a testagem dos casos que forem necessários.

A Vigilância Epidemiológica de Piratini informou que uma mulher de 28 anos está contaminada com a variante na cidade. Além disso, a Secretaria de Saúde do Município chama a atenção para que as pessoas mantenham os protocolos na cidade, pois aumentou a contaminação na cidade. Na terça-feira eram 11 casos ativos e nesta sexta-feira o número subiu para 28. Qualquer sintoma gripal, a pessoa pode ligar para o disk covid na cidade que é o (53) 99920-3024.