Grandes redes do varejo dão início nesta sexta-feira, 7, as suas tradicionais liquidações de começo de ano. O Magalu, empresa que está digitalizando o varejo brasileiro, dá a largada em sua tradicional Liquidação Fantástica, uma das maiores e mais tradicionais queimas de estoque do país. Nesta 29a. edição, 19 mil itens – como lavadoras de roupa, tanquinhos, geladeiras, fogões e utilidades domésticas – serão oferecidos com descontos de até 80%. Alguns modelos de TV estarão mais baratos do que na Black Friday e 300 mil travesseiros e 80 mil aparelhos de jantar estarão em promoção.
Conforme o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, as ações promocionais ajudam o comerciante a girar seu estoque, ajustando os níveis de produtos à disposição, além de reforçar o caixa do estabelecimento. Para ele, os dois primeiros meses do ano, geralmente, apresentam números mais tímidos de vendas, pois grande parte da renda familiar disponível é direcionada a outros compromissos financeiros típicos do período, como IPTU, IPVA, despesas escolares, entre outros.
Conforme o dirigente, a prática de liquidações nos primeiros meses tem proporcionado um incremento da participação dos negócios nos dois primeiros meses do ano. Até 2013, segundo Koch os dois meses representavam cerca de 14% do volume comercializado pelo varejo no Rio Grande do Sul, percentual que subiu para 18% no ano passado.