Anvisa apura descumprimento de regras sanitárias em cruzeiros e reforça pedido de suspensão

Decisão cabe ao governo federal

Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, neste domingo (2), que apura eventuais descumprimentos de protocolos sanitários em navios de cruzeiros operando na costa brasileira, e reiterou orientação de que o governo suspenda temporariamente a temporada de transatlânticos diante da quantidade de casos identificados em ao menos três embarcações.

A agência informou que se forem identificadas irregularidades, os responsáveis podem ser penalizados com multas e suspensão das atividades das embarcações.

Ao recomendar a suspensão, a agência informou que a medida se deve especialmente ao aparecimento e à transmissão da variante Ômicron em território nacional.

A decisão cabe ao governo, tendo em vista que medidas de restrição para entrada no Brasil por rodovias, portos ou aeroportos devem ser tomadas de forma conjunta pelos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública e Infraestrutura, mas mediante uma recomendação técnica da Anvisa.

Neste domingo, a Anvisa reiterou a orientação, pontuando que a medida de suspensão é necessária “até que sejam apurados os indícios de descumprimento dos protocolos sanitários por parte das empresas responsáveis pelas embarcações, que ocorra uma adequada articulação federativa envolvendo os municípios que receberão os navios e, sobretudo, a mudança do cenário epidemiológico”.

A agência relatou que, nesta segunda-feira, envia mais dados ao ministério para “fortalecer a recomendação pela suspensão provisória imediata da temporada”.