RS decide hoje se vai ou não exigir prescrição médica para vacinar crianças contra Covid-19

Reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite ocorre às 17h desta segunda-feira

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Uma reunião extraordinária marcada para 17h desta segunda-feira vai definir se o governo do Rio Grande do Sul deve ou não exigir prescrição médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde (SES), o encontro vai reunir a Comissão Intergestores Bipartite, que envolve representantes da secretaria estadual de saúde e secretários municipais de saúde.

A população estimada de 5 a 11 anos no Estado é de 968.960 crianças, segundo a projeção do IBGE para ano 2021, o que representa cerca de 8,4% da população total do RS.

Na sexta-feira, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo de Oliveira Lula, divulgou uma carta afirmando que os estados não vão pedir prescrição médica para a vacinação de crianças. Após o anúncio, prefeitos e governadores do país se posicionaram sobre o assunto.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou ser a favor da imunização de crianças e destacou que a capital vai vacinar assim que o imunizante da Pfizer for disponibilizado para a faixa etária. Uma dia antes, Porto Alegre confirmou a transmissão comunitária da variante ômicron.